Café pimenta e destino
Guide followers to your most important links
“Café, Pimenta e Destino”
Vitória da Conquista fervia sob o sol do fim de tarde. As ladeiras vibravam com os sons de buzinas, conversas nas calçadas e o cheiro de café fresco vindo das padarias do centro. Era ali, em meio ao corre-corre da vida baiana, que Naya vivia. Baiana arretada, morena de sorriso largo e língua afiada, ela trabalhava numa cafeteria charmosa na Praça Tancredo Neves, onde todo mundo parava pra fofocar e tomar o melhor capuccino da cidade.
Do outro lado do mundo — ou melhor, da cidade alta — estava Doyoon. Coreano de nascimento, conquistense de coração. Tinha vindo para o Brasil ainda pequeno, quando seus pais abriram uma loja de eletrônicos no Centro Comercial. Cresceu entre chips, fios e “bom dia, patrão!” dito com sotaque misturado. Agora adulto, engenheiro de computação e meio perdido na vida, Doyon buscava algo além da rotina.
Eles se conheceram numa terça-feira qualquer — ou pelo menos parecia ser.
Naya, como sempre, estava na correria entre servir os clientes e responder os flertes dos marmanjos. Quando Doyoon entrou na cafeteria procurando Wi-Fi e um café forte, ela logo o notou: cabelo escuro, camisa social amarrotada, óculos tortos. Um ar de “perdido no mapa” que ela achou adorável.
— Vai querer o quê, gringo? — perguntou ela com um sorriso travesso.
— Eu… é… café? Forte. Por favor. — respondeu ele, com um sotaque tão baiano quanto engraçado.
— Coreano de Conquista? Tá com sotaque de quem já comeu muito acarajé. — ela riu.
Ele sorriu tímido, mas a conexão foi instantânea. Ela o serviu com um café tão forte que ele quase saiu flutuando. Voltou no dia seguinte. E no outro. E no outro. Até que um dia, ao invés de pedir café, ele pediu o número dela.
⸻
O romance dos dois era uma mistura deliciosa de pimenta com goiabada.
Doyoon tentou cozinhar comida coreana pra ela uma vez. Resultado? Naya tossindo, os olhos lacrimejando e dizendo:
— Rapaz, isso é comida ou armamento biológico?
Em contrapartida, quando ela fez uma moqueca apimentada e ofereceu a ele, Doyoon aguentou tudo com um sorriso, até suar pelos olhos.
— É picante, mas… bom. Eu sobrevivo.
E foi sobrevivendo às diferenças que eles foram se apaixonando.
⸻
Mas nem tudo eram flores e pimentas.
Numa noite, enquanto caminhavam no Parque da Serra do Periperi, um grupo de homens tentou assaltá-los. Doyoon,num impulso meio heróico e meio desastrado, tentou se meter.
— Me dá o celular, playboy! — gritou um dos assaltantes.
— Não, não posso! É da minha mãe! — gritou Doyoon, segurando o celular como se fosse relíquia.
Naya, sem paciência, pegou o salto alto e arremessou na cabeça do ladrão com uma pontaria absurda.
— Aqui é Conquista, meu filho! — berrou ela.
Com a ajuda de alguns moradores que viram a confusão, o casal escapou ileso — e ganhou fama de heróis por uma semana na cidade.
⸻
O tempo passou. Eles começaram a sonhar juntos. Falaram em abrir um negócio, misturando o melhor da culinária baiana e coreana: “Kimchi com dendê”. Uma ideia maluca, claro. Mas para eles, fazia todo sentido.
Num final de tarde, sentados na beira do Cristo de Mário Cravo, olhando a cidade inteira lá embaixo, Doyon segurou a mão de Naila.
— Você é o caos mais bonito que eu já conheci.
— E você é o gringo mais doido que já passou por aqui.
Eles riram, como sempre. Mas dessa vez, os olhos diziam mais que mil palavras.
E assim, entre cafés, moquecas, trapalhadas e aventuras, Naila e Doyon provaram que o amor não precisa ser igual — só precisa ser verdadeiro.
⸻
Se quiser, posso criar imagens que representem algumas cenas da história: o primeiro encontro no café, o jantar desastroso, o assalto no parque e a cena romântica no Cristo de Mário Cravo. Deseja isso?